segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Cuidado para não repetir o erro Celso!



Gosto muito de acordar e ligar a TV para assistir o programa Hoje em Dia da Rede Record, porém hoje fiquei muito preocupado com a escalada anunciada pelo apresentador e jornalista Celso Zucatelli. Nela ele chamava a atenção sobre o "vandalismo" e a "barbárie" feita pelos torcedores do Flamengo após a conquista do título brasileiro. Ainda comentava ontem a noite com minha mãe sobre o bom comportamento dos torcedores no Rio e as confusões ocorridas em São Paulo e Curitiba.

Sabemos que a Record é uma emissora paulista, e quero deixar bem claro que não estou colocando na berlinda a emissora e sim um de seus funcionários. Tenho medo que uma emissora em grande crescimento seja prejudicada com um comentário tendencioso de um de seus jornalistas.

Celso deu tanta enfâse ao que aconteceu no Rio que fiquei preocupado, parei o que estava fazendo, aumentei o volume da televisão e prestei muito atenção. O VT mostrou três situações. Uma delas falava de um torcedor que, embriagado, foi comemorar o segundo gol do Flamengo e acabou sendo atropelado por um caminhão, isso não tem nada a ver com o time, com o campeonato e as torcidas, esse tipo de acidente acontece diariamente no Rio e em todo Brasil, independente do time, da ocasião ou da localidade. A segunda situação foi de um grupo que estava comemorando e acabou incomodando alguns moradores que chamaram a polícia, houve confronto, pois a PM carioca chegou com truculência. Após o jogo saí da casa da minha mãe e fui para a minha casa e passei por vários locais que havia comemorações de flamenguistas, ruas foram fechadas e algumas a própria PM estava dando um suporte. Um pequeno grupo de moradores, provavelmente torcedores de outro time, um pequeno grupo de policiais despreparados não podem manchar a festa da maior torcida do Brasil. A terceira situação realmente havia fundamento para um comentário de revolta, pois torcedores brigavam em plena rua.

O que mais me "revoltou" foi a situação do Rio ter sido classificada como o pior exemplo do domingo, enquanto em Santos, torcedores quebraram carros, inclusive o da própria Record e em Curitiba, torcedores destruíram o estádio, ruas ao entorno e três PM's e torcedores foram hospitalizados.

Esse comentário do Zucatelli me lembrou dois outros fatos semelhantes. Há alguns anos atrás na RedeTV, o apresentador Marcelo Resende na época apresentando um programa policial na emissora e depois de apresentar um VT sobre a guerra entre PM e traficantes no morros cariocas ele fez o seguinte comentário: "Hoje é impossível se morar no Rio de Janeiro, a cidade tem que ser evacuada". O fato causou revolta entre os cariocas e o apresentador caiu na "lista negra" dos moradores da cidade. Na semana passada, o ator americano Robin Willans disse em um talkshow que o Rio para conquistar o direito de sediar as Olimpíadas de 2016, bastou oferecer ao COI prostitutas e cocaína, esse comentário ainda repercute nas ruas do Rio e com certeza o ator perdeu fãs e prestigio por essas bandas.

Sou um verdadeiro apaixonado pelo jornalismo da Rede Record, porém esse episódio de hoje me deixou muito preocupado com a imparcialidade que sempre foi marca da emissora. Cuidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário