segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Onde foi parar a infância!?

Ontem estava assistindo o Domingo Espetacular da Rede Record e fiquei impressionado com uma matéria que apresentava uma adolescente que deu a luz a trigêmeas. Se já não fosse demais, o apoio da família era algo que também chamava a atenção. Não estou crucificando estava menina, mas temos que colocar em pauta as consequências que uma gravidez não planejada pode trazer a uma família.

As crianças, recém-nascidas, a mãe com 13 anos, a avó com 28 anos, a bisavó com 44 anos e a trisavó com 75 anos. Como podemos ver uma família precoce e de acordo com os relatos destas mães, todas foram gestantes com essa faixa etária. Eu me lembro das histórias da minha avó e sei que há muito tempo atrás era comum o casamento e a gravidez com pouca idade, porém a realidade era outra, não somente da posição de uma mulher dentro do contexto familiar, mas também a o que se tratava das condições financeiras e o custo de vida.

Perguntada pelo repórter sobre os meios anticoncepcionais a adolescente falou como gente grande, alegando que os comprimidos lhe faziam mal e a camisinha tinha estourado na hora. A avó, mãe da adolescente, ainda confirmou que tinha ciência que a filha de 12 anos (na época da gravidez) tinha relações sexuais com o namorado, provavelmente dentro da própria casa.

Mas e as consequências? A adolescente largou os estudos para se dedicar totalmente aos cuidados das trigêmeas, mas e o pai? Isso que é o mais triste. O adolescente de 16 anos se desesperou com a situação e na intenção de poder dar um mínimo de conforto para as filhas e se juntou com mais amigos e roubou um carro, hoje ele está preso!

Trágico. Uma família que está sorrindo com a chegada de três lindas meninas, mas que ainda não se deu conta das conseqüências que tudo isso trouxe e trará! É bom a gente pensar sobre o ensino que passamos para nossos filhos, pois hoje em dia não podemos tratar a vida real como brincadeira de criança! Trazer uma vida ao mundo, e neste caso três, não é como brincar com bonecas Barbie. Responsabilidade é primordial!!

O que você acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário